Limpeza e Desinfecção de Caixa d’água

Segurança para todos. 

Até chegar às torneiras para consumo, a água percorre um longo caminho. Inicialmente é bombeada de algum reserva até uma estação de tratamento de onde, sempre através da tubulação, segue para os reservatórios de bairro e, posteriormente, para as casas, condomínios, indústrias e assim chegando primeiro nas caixas d’água.

Dos reservatórios dos bairros até o consumidor final, há riscos de contaminação, bem como contaminações já existentes podem ser avaliadas progressivamente através de análises de teor de cloro e microbiológicos.

Para evitar riscos à saúde dos usuários, recomendamos a limpeza e desinfecção bacteriológica de caixa d’água e reservatórios com a periodicidade de 06 meses para ambientes e/ou estabelecimentos que haja manipulação de alimentos e de 12 meses para condomínios residenciais.

A limpeza e desinfecção é feita com hipoclorito de sódio (cloro) com a concentração e registro estabelecidos pelos órgãos ambientais e Anvisa.

Nossos procedimentos:

.

Método de limpeza de reservatórios:
  1. a) Avaliação da caixa d’água antes da realização do serviço;
  2. b) Avisar os usuários sobre a limpeza dos reservatórios, 24 (vinte e quatro) horas ou mais, antes desta ser executada, colocando avisos informando sobre o horário de duração do serviço e interrupção do abastecimento durante este período;
  3. c) Fechar o registro (hidrômetro) para impedir a entrada de água na caixa. Deixar que a água seja consumida normalmente pelos usuários, esvaziando o reservatório, para essa operação é necessário que o zelador(a), assim como o responsável pela execução do serviço, planejam dia e horário. Deve restar no fundo, apenas o suficiente para iniciar a limpeza; isolar e esvaziar o reservatório;
  4. d) Esgotamento do reservatório ou cisterna por processo de sucção ou moto-bomba dependendo do tamanho do reservatório;
  5. e) Proceder a limpeza de tampas e do reservatório por dentro e por fora com o auxílio de escovas e panos utilizando a solução de água sanitária concentração 2,5%, tomando o cuidado de não afetar a impermeabilidade.
  6. f) Vistorias gerais das boias, registros, válvulas de ladrões e o estado de impermeabilização das mesmas.
  7. g) Esvaziar o reservatório através das torneiras do estabelecimento para desinfecção da tubulação, uma vez decorrido o tempo de contato e passar ao uso normal de água, nesta etapa, a água não poderá ser consumida ou utilizada para higiene pessoal;
  8. h) Abrir o registro de entrada de água. A água da caixa já poderá ser utilizada
  9. i) Após as especificações técnicas de execução dos serviços, segue o laudo da limpeza assinado pelo responsável técnico (Químico) responsável.

O passo-a-passo detalhado da limpeza estará documentado no Memorial Descritivo de Limpeza de Caixa D’água da empresa, podendo ser fornecido à qualquer interessado. A química empregada é através do hipoclorito de sódio na concentração 2,5 % apresentado de forma líquida e com registro na Anvisa.

Entre em contato 

Rua 15 de novembro, 681 . Bairro Santa Catarina
Caxias do Sul – RS . CEP: 95032-430
Telefone: (54) 3219-4802
Celular: (54) 99630-6059
E-mail: contato@dedetizadorasamborjense.com.br

 Solicite um orçamento

Fale com nossa equipe de atendimento e solicite um orçamento sem compromisso. Estamos prontos para lhe atender

× FALE CONOSCO AGORA!